O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.

O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.

O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.

O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.

Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,

porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)

Páginas

18 de mar. de 2011

Preconceito na busca de emprego

Fotos: Arquivo Pessoal

Bom dia pessoal. Hoje eu (Renata Cotta) trouxe para vocês mais uma triste história de preconceito contra o gordo. Hoje pela manhã estava conversando com meu amigo Gil e ele me contou que sofreu um preconceito sem tamanho há algumas semanas, quando foi fazer uma entrevista de emprego. Para que vocês possam entender melhor, fiz uma pequena entrevista onde ele me conta detalhes do que aconteceu.

- Nome: Giuliano Stefeson Rios

- Idade: 33 anos

- Profissão: Técnico em segurança do trabalho

- Onde mora: Contagem/Minas Gerais

- Você me contou que sofreu preconceito em uma entrevista de emprego, conte para nós como foi que tudo aconteceu:

GSR - Fui até essa empresa de engenharia e me deram um questionário, ao começar a preenchê-lo me deparei com perguntas que nunca tinha visto antes. Entre as perguntas estavam se eu me cansava rápido, se praticava algum tipo de atividade física. Perguntaram inclusive se eu sofria de alguma doença pelo fato de estar acima do peso.

- Como se sentiu diante da situação?

GSR – Muito mal e chateado. Nunca esperava aquilo em uma entrevista. Senti que o preconceito estava presente naquela empresa. As perguntas eram feitas de um modo que eu me senti excluído sendo gordo.

- Você já havia sofrido esse tipo de preconceito antes?

GSR – Nunca. Essa foi a primeira vez. Na hora você fica sem lugar. Pensa que isso nunca aconteceria com você. Infelizmente as pessoas são preconceituosas sim.

- O que você acha que pode ser feito para mudar essa situação?

GSR - Acho que temos que divulgar sempre esses acontecimentos devido ao descaso e a falta de respeito com nos gordos, pois somos diferentes dos outros com relação a matéria e não a capacidades, atitudes e conhecimentos. Somos capazes sim!


Gostaria de agradecer ao meu amigo Gil, que compartilhou essa história conosco. Ele é uma pessoa incrível! Tem muitos conhecimentos na área dele. Tenho certeza de que não mereceu essa situação na qual essa empresa o colocou. Ele me contou ainda que falaram para ele que o perfil dele não é o que a empresa está procurando no momento. Estranho, né? Como ele mesmo estava me dizendo, se eles analisaram o currículo dele e chamaram ele para uma entrevista, por que será que ele não se enquadrava no perfil da empresa? Fica aí mais uma história para refletirmos. O que acharam da situação? Dêem a opinião de vocês!

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. isso acontece diariamente em todo o pais não apenas contra obesos ,negros ,nordestinos e qualquer pessoa que saia fora do padrão global imposto pela midia isso é lamentavel

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de coisa não pode acontecer, é uma vergonhaaaaaaaaaaa...
    Não somos gordos somos gostosossssssss, e somos capazes de fazer tudo o que um magrinho(a) fazem...

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente as pessoas tem se deixado levar pelo "PERFIL GLOBAL" ando cada vez mais chateada com isso !
    E cansada também porque se esse preconceito imundo esta ai batendo a nossa porta e pq os prorpios gordos não fazem nada pra q isso mude..
    São mais interessadas em looks de moda, cores de esmaltes,BBB e fofoca do que ir atras de direitos...
    Podem ate me dizer que sou drastica demais mas esta na hr de todo gordo se assumir de verdade e de cara limpa e começar a apoiar projetos e blogs como o nosso que não é so "ASSUNTO LINDO"

    ResponderExcluir
  4. E GIL ESPERO QUE VC ACREDITE NA SUA CAPACIDADE E NO SEU POTENCIAL, PODE ATE SIM FICAR CONSTRANGIDO,CHATEADO...MAS PASSE POR ESSA COMO NUM APRENDIZADO E DEIXE QUE DESSAS PESSOAS DEUS COBRA...CONTINUE SEGUINDO EM FRETE E CONTE CONOSCO POR QUE PRECISAR !

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você Nana! Também estou cansada de os gordos não se assumirem, muito menos assumirem nossa luta. É lamentável mesmo Valter, mas como perguntei pro Gil, pergunto pra todos: o que podemos fazer para mudar essa situação? Os negros, os índios, os cadeirantes, todo mundo luta pelos seus direitos. Está passando da hora de nós lutarmos pelos nossos. Convido vocês a assinar uma petição público contra o crime de preconceito contra o gordo. Está neste Blog, em post anterior. É uma forma de nos unir e mostrar que somos normais! Vivemos, trabalhamos, namoramos! Não somos aberrações.

    ResponderExcluir
  6. oi ,meu nome e jessica sou de recife tenho uma amiga que passou por uma situaçao pior que a dele pois ela foi faser uma entrevista numa loja de roupa e simplismente a gerente falou nossa gostei do seu curriculum mas para trabalhar terá que perde pelo menos 20k. isso e um absurdo como nois que estamos acima do peso somos humilhados nao merecemos oportunidades de emprego nao???

    ResponderExcluir
  7. Ridiculo...empresas preconceituosas mereciam ter o nome divulgado como EMPRESA COM PRECONCEITO MERECE POPULARIDADE RUIM !
    Chega a ser revoltante isso !

    ResponderExcluir
  8. Mais fato, corriqueiro, mas terrível. Parabéns pela coragem de mostrar a cara, de denunciar o que você passou... Estamos juntos nessa batalha... Sem demagogia, mas em busca de um "mundo" direito..

    ResponderExcluir
  9. Como falou a Elaine, empresas que agem dessa forma, devem ter seu nome divulgados. Todos têm que saber o que anda acontecendo...Nossa inteligência, capacidade, talento, caráter ou qualquer coisa, não podem ser "medidos" pelo nosso peso!

    ResponderExcluir
  10. O Gil topou falar sem dar o nome da empresa por questões de ética, sabe, gente! Mas eu também concordo que o nome da empresa devia aparecer. Quero ver ela vir a público e dizer pra todo mundo que não contrato gordos. Quer ver...

    ResponderExcluir
  11. Sou a favor da denunciar essas empresas ...
    Ètica o Gil teve ate demais e é nobre isso mas cadê a ética das empresas que preferem ter pessoas lindas(na visão global) e burras...
    As pessoas não veem o tamanho do prejuizo pq ate por serem pessoas desprerparadas acabam por ganhar menos ,baixando o niveldo serviço prestato...
    Complicado...

    MAS GIL É ISSO AI MEU AMIGO MANTENHA-SE FIRME E FORTE NA TRILHA DA VIDA E SE DESSA VEZ NÃO DEU É PQ DEUS VIU QUE VC ERA COMPETENTE DEMAIS PRA ESTAR NESSA FIRMA !

    ResponderExcluir
  12. Meninas, eu já passei por situações deste tipo uma infinidade de vezes.

    Quantas e quantas vezes eu participei de seleções onde eu era a pessoa melhor preparada e nunca era contratada.

    Em um determinado episódio a mulher do RH que falava comigo ao telefone, ao saber que eu era obesa disse: "Ah nós somos uma empresa de saúde, nós temos que vender saúde!"

    Em outro episódio a recrutadora não percebeu que eu conseguia ver a ficha que ela preenchia e havia um quesito aparência em que ela marcou regular. Certamente foi um fator bem importante para eu não ser contratada.

    Vivemos uma situação bem complicada porque quanto mais a mídia afirma que obesidade é doença, maior é o preconceito e a restrição à contratação de um obeso.

    Fico me perguntando... Será que querem resolver o "problema da obesidade" nos obrigando a passar fome, por não ter emprego?

    ResponderExcluir
  13. Hoje mesmo aconteceu isso comigo, fiquei sabendo que uma vaga tinha surgido em uma empresa de eventos e contei para minha irmã, ligamos para o supervisor que estava admitindo as pessoas e até então parecia que iria ter vaga para nós duas, porém quando me perguntaram o meu peso, manequim, altura etc. e descobriram que eu sou gorda, inventaram uma desculpa esfarrapada e não me admitiram, só fizeram a ficha da minha irmã, que detalhe é magra! Me senti muito humilhada! fiquei com vontade de chorar, de saber o quanto algumas pessoas são preconceituosas e superficiais!!!

    ResponderExcluir

Bem vindo(a), obrigada pela visita !!!
Fique á vontade e não esqueça de seguir :)
Comentários são sempre bem vindos *-*

#WTFF??!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©