O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.

O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.

O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.

O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.

Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,

porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)

22 de mar de 2011

Entrevista de Peso com a modelo Plus Margarida Jacobik


Jacobik

Nome:Margarida Jacobik
Idade:34
Onde mora:São Paulo,SP
Profissão:Professora e Modelo Plus Size
Citação preferida:um verso do Drummond lindo "Só tem amor quem tem coragem".

Internet usa como. Profissionalmente é importante?
Uso a internet para pesquisas e para contatos profissionais pois estou iniciando como modelo plus size e a internet é uma vitrine muito importante.Sem contar que meu namorado eu conheci pela internet(rs).
Quais as Redes Sociais costuma usar?

Orkut,Facebook,MSN.


Você se vê sem esse "mundo virtual"?

Acho impensável na atualidade alguem viver ainda fora desse mundo,pois fatalmente estara fora do mundo como um todo quem não estiver conectado virtualmente.O mercado de trabalho exige um profissional antenado a isso,e nas minhas areas de trabalho(professora e modelo)é indispensavel essa ferramenta.
Nosso blog é o ‘PESO DO PRECONCEITO’ esse nome remete a que pra vc?!!

O "peso" no sentido ruim,de sentir na pele o preconceito e sofrer com isso.Mas o blog vem a minimizar essa sensação,o que é maravilhoso!
Você acha que a internet viabiliza quem sofre preconceito por estar acima do peso se defender?

Com certeza.A palavra escrita tem muita força e a internet ainda é um espaço democratico.Mas a melhor defesa têm sido o movimento plus size tomar força no sentido da imagem mesmo,das gordinhas mostradas nos blogs de moda plus size,nos sites voltados a esse publico,nas celebridades gordinhas que mostram seu orgulho em se aceitar como são,nos eventos criados para promover encontros,no "boom" das confecções plus size que têm investido em publicidade pela internet.E o mais bacana é que vejo tudo isso acontecendo associando a imagem da gordinha ao bom gosto,sofisticação e sensualidade.Esta havendo uma "reeducação" no olhar das pessoas nesse sentido.


Quanto ao mundo GG na internet qual sua opinião?

Esta em plena expansão,e acho que finalmente descobriram que o mundo GG é formado por um publico consumidor exigente e formador de opinião.A quantidade de pessoas escrevendo sobre esse universo demonstra orgulho,aceitação e tambem desabafo.
Você encontra dificuldade por ser gordo (a) /gostar de gordos (as)?

Ja foi mais dificil.Na minha infancia e adolescência não encontrava roupas para meu tamanho e quando encontrava eram roupas inadequadas à minha idade.Sempre fui muito vaidosa e essa dificuldade realmente me trouxe limitações sociais por muito tempo:eu não gostava de ir a festas,casamentos,sair com as amigas,achava que não era atraente e isso me frustrava muito.Hoje sinto menos dificuldades nesse sentido.
O que você sente ao perceber uma pessoa rindo ou comentando sobre vc e seu peso ?!O que tem vontade de dizer?

Olha,sofri isso apenas na infancia ,e na minha época não se falava em bullying ,acredito que as escolas não tinham preparo para lidar com esse fato entre os alunos.Eu sentia tristeza,obvio.Da minha adolescência em diante não vivi essa situação,talvez pelo fato de eu ser uma pessoa doce,pra frente,amiga mesmo.Acho que ter me tornado uma pessoa com essas características tenha sido uma forma de auto-defesa,para não me agredirem pela minha aparência.Hoje se eu passasse por isso tiraria de letra,simplesmente ignoraria,pois me gosto muito como sou.Talvez alguem até tenha rido ou comentado e eu nem percebi pois estou sempre na boa quanto a meu corpo.
Qual o pior exemplo de preconceito já sentiu?!!Como se defendeu?

Atualmente iniciei atividade numa academia e ao pedir para o professor montar uma serie de musculação para mim veio a perguntinha fatal:"-Qual seu objetivo?Emagrecer?",seguido de um olhar de cima abaixo .Quando respondi que não,que queria apenas enrijecer a musculatura senti o estranhamento do professor.Não tive reação alguma,apenas achei-o um profissional despreparado e infelizmente ainda limitado a padrões.Reflexo de uma má formação em Educação Fisica,que ainda associa magreza a saúde.Esta na hora das universidades formarem melhor seus preparadores físicos.


E sobre o outro lado.. a ditadura da magreza,beleza..as dietas loucas…doenças?

Sou a favor da beleza com saúde,seja a pessoa magra,gorda..Cada um é cada um,e se voce esta acima ou abaixo do peso,se sofre com compulsão alimentar e se sente mal com isso tem sim que procurar um medico,fazer acompanhamento sem cometer loucuras na dieta,praticar atividade fisica sem neuras...mas visando bem estar fisico e psicologico.Beleza vem atrelada a isso:saúde.Beleza é também atitude propria,carisma,brilho pessoal,se gostar e se respeitar como é e não como querem que voce seja.Quando voce se esforça para ser o que não é para ser aceita,você automaticamente esta deixando de ser natural,portanto esta deixando de ser bela.Beleza esta na sua singularidade e não nos padrõe impostos .
Qual seu padrão de beleza… tem estilo fixo?

Absolutamente nenhum.Acho que o barato do ser humano é justamente a diversidade.Quanto a vida amorosa ja namorei gordinho,magrinho,alto,baixinho,moreno,loiro..têm espaço pra todos em meu coração(rs).
Uma mensagem pros leitores do blog?

Namore com o seu espelho,seja uma pessoa "interessante",não só no âmbito fisico mas em todos os aspectos:seja uma profissional interessante,uma amiga interessante,uma namorada ou esposa interessante,uma mãe interessante,uma filha interessante..Se interesse pelas pessoas também,pois isso instiga e atrai mais as pessoas para si e lhe abre para uma vida muito melhor e mais...interessante!


****
Não deixem de conferir o post
de hj no blog

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Amei sua entrevista Margarida, vc é realmente uma flor linda e está desabrochando, te desejo muita sorte! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal...adoro ver entrevistas...concordo com a Jacobik temos que amar a diversidade das pessoas....

    bjsss
    eutobonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A Margarida é muito linda mesmo !!!

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista! è mt bom saber o quanto as pessoas cooperam pra formar novas opiniões e ajudar no crescimento pessoal de tantas outras.

    Valeu, Ma!

    ResponderExcluir
  5. Passei muito tempo correndo atrás de ser magra e hoje corro atrás da Beleza, adorei a entrevista que mostra que todos temos algo belo pra mostrar e que se sentir bem e melhor do apenas parecer estar bem.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a entrevista, bem interessante,apenas um comentario Extremista da Margarida sobre os profissionais de Ed.Física!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a entrevista, bem interessante,apenas um comentario Extremista da Margarida sobre os profissionais de Ed.Física!

    ResponderExcluir
  8. Ei, amiga... parabéns, adorei sua entrevista, está podendo hein..rs
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Margô, adorei e concordo plenamente com as suas respostas... VOCÊ linda como sempre!!! bjus e sucesso amiga

    ResponderExcluir
  10. Adorei!!!! Você é Maravilhosa Margarida...em todos
    os sentidos. Ah! quero aproveitar para dizer que estou com saudade de vc lá na emei Tomás...beijos linda e felicidades sempre.

    ResponderExcluir
  11. Concordo , são as diferenças que fazem o mundo mais interessante

    ResponderExcluir
  12. Margarida adorei sua postura firme e convicta de que devemos ser o que somos e não o que os outros querem que sejamos.
    Parab´ena por seu trabalho.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Margô

    Parabéns pela entrevista. Comentários interessantes que valorizam a beleza com saúde.
    Abç
    Adri

    ResponderExcluir
  14. oi linda adorei ficou otimo o seu blog parabens beijos ................

    ResponderExcluir

Bem vindo(a), obrigada pela visita !!!
Fique á vontade e não esqueça de seguir :)
Comentários são sempre bem vindos *-*

#WTFF??!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©