O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.

O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.

O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.

O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.

Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,

porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)

Páginas

19 de mar. de 2013

Teatro educativo contra o bullying



"Não bullying comigo", esse é o nome de uma peça de teatro para orientar estudantes sobre os perigos desse tipo de agressão. As apresentações acontecem em Brasília, capital com o maior registro de bullying nas escolas.

Usar o teatro como instrumento preventivo e educativo. Esse é o principal objetivo da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. Com a peça Não Bullying Comigo, a equipe da secretaria, através da Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos, leva orientação para alunos, professores e pais sobre essa forma de violência tão recorrente: o bullying.
O diretor da peça, Thomaz Coelho, explica que a história se passa em uma sala de aula onde alunos e professora sofrem bullying. “´É uma peça interativa. Em uma sintonia entre palco e público, os atores se misturam  com os estudantes”, especifica Thomaz. “Nossa intenção é de mostrar para os alunos a consequência real dessa ação, dentro da sala de aula, cenário em que mais ocorre o problema”, enfatiza o diretor. Ele comenta que o bullying é tão grave que chega a envolver a família em atitudes muitas vezes violenta. 
O espetáculo busca conscientizar os alunos dos malefícios psicológicos causados por intimidações e evitar que os estudantes continuem a prática quando alcançar idade mais avançada, em uma universidade, por exemplo.
Em aproximadamente 25 minutos, os atores desenrolam a história. Dentre os personagens, um estudante gago e fanho, um afeminado, uma “piriguete”, e um aluno relapso e irresponsável.
Renato Taveira interpreta o gago e se sente satisfeito com o trabalho. “É muito bom. Quando estamos apresentando vemos quando um aluno se identifica com o personagem”, relata. Jorge Alex também é ator e se diz orgulhoso de contribuir para a diminuição do problema do bullying nas escolas. Ambos ‘atores’ são servidores da própria Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça.
Graças à iniciativa da Secretaria de Justiça, no ano passado, mais de 15 mil alunos assistiram a peça Não Bullying Comigo em todo o Distrito Federal e Entorno, como nas regiões administrativas como São Sebastião, Paranoá, Taguatinga, Ceilândia, Plano Piloto e Lago Norte.
Qualquer instituição de ensino pode solicitar apresentação da peça teatral através do telefone (61) 2104-1907.
O diretor Thomaz Coelho tem uma experiência de mais de 30 anos militando no teatro convencional e em empresas. Além de Não Bullying Comigo, a Secretaria de Justiça trabalha com outras peças, como Pais e Filhos, um monólogo representado pelo secretário de Justiça, Alírio Neto sobre a luta de um pai para salvar seu filho das drogas; Quero Ser Feliz, e Você?,  que tem o mesmo tema de combate às drogas, mas com uma linguagem mais voltada para crianças e pré-adolescentes; e Natal no Balneário, que mostra um grupo de pessoas confinado em um minúsculo aposento de uma pousada, impedidos de sair por causa de um tiroteio de gangs rivais. Ali a história se desenrola com muita reflexão e questões bem comuns do cotidiano.

Que essa peça percorra os 4 cantos do mundo, nossos jovens precisam muito ainda de aprendizado,educação moral e civica.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Passando para conhecer o seu espaço e aproveitar para convidá-la para o primeiro sorteio do blog. Fico grato, desde já pela participação e já estou seguindo.
    Sucesso!

    http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/p/sorteio.html

    ResponderExcluir

Bem vindo(a), obrigada pela visita !!!
Fique á vontade e não esqueça de seguir :)
Comentários são sempre bem vindos *-*

#WTFF??!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©