"A violência psicológica ocupa o segundo lugar no ranking de notificações nos serviços de saúde, com mais de 49% de casos sofridos por mulheres.
Segundo a coordenadora da área técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Silva, a mulher não percebe que está com esse problema em casa. ”Violência psicológica pode se manifestar na forma de xingamento, humilhações, desprezar, não olhar para a pessoa ou mesmo no ambiente de trabalho, que é o assédio moral, é uma violência psicológica.”
Segundo a coordenadora, essa violência repetitiva deixa marcas. “Isso ao longo dos anos começa a afetar a própria saúde mental da mulher. Ela pode ficar deprimida, somatizar alguns problemas ter alguns distúrbios físicos e muitas vezes a violência psicológica não vem sozinha com o tempo ela pode vir acompanhada com a violência física.”
Atualmente os profissionais de saúde são obrigados a notificar os casos de violência contra mulher, inclusive a psicológica. A partir dessas denúncias é possível iniciar um trabalho de prevenção."
Pensem que essa é uma matéria que li em outubro do ano passado...não a muito tempo, mas sem solução...e quantos outros problemas como esse mas antigos que andar pra trás ainda estão na mesma...Dá uma revolta, sensação de impotência, tristeza, dor e tantos outros sentimentos ruins...
As vezes me pego pensando que não dá pra fazer nada realmente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo(a), obrigada pela visita !!!
Fique á vontade e não esqueça de seguir :)
Comentários são sempre bem vindos *-*