O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.
O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.
O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.
O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.
Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,
porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)
8 de jan. de 2011
CARTA CONVITE PELA JUSTIÇA, O DIREITO DE SER GORDO
O BLOG O PESO DO PRECONCEITO ACABA DE SE UNIR
COM O SITE COTIDIANO GORDO
EM PROL DO RESPEITO E DIGNIDADE QUE QUALQUER SER HUMANO TEM POR
DIREITO INDEPENDENTE DO TAMANHO QUE TEM !!!
LEIA O TEXTO ABAIXO E ENTENDA MELHOR A NOSSA LUTA!
"Acredito que todos nos já percebemos o quanto deliberado está à pregação do ódio e desrespeito por pessoas gordas circulando na internet. Estamos sendo atacados dia a pós dia, com palavras vexatórias além das palavras vídeos e imagens de pura recriminação, preconceito e desrespeitos percorrendo livres e incentivando o que chamamos de lipofobia.
Nos estamos no inicio de um movimento que visa recuperar não só a auto estima das pessoas gordas ou com sobrepeso , mas um movimento que da voz a um grupo que a muito esta sendo sufocado, conseguimos a pequenos passos mostrar que estamos aqui e podemos ser mais que os gordinhos deprimidos, porem precisamos de mais que isso necessitamos de respeito e igualdade isso não conseguiremos só amando o nosso corpo e nos vestindo bem, precisamos agir, dizer basta para tudo isso.
Acredito que está havendo uma reação dos lipofobicos contra as nossas pequenas vitorias, conseguimos um pouco mais de lugar na mídia televisiva, conseguimos um pouco de atenção no mercado da moda, conseguimos uma grande mudança no olhar que tínhamos sobre nos mesmos e estamos fazendo as coisas mudarem mais e mais.
Com tudo isso não é suficiente para que a sociedade entenda que é crime desrespeitar qualquer ser humano por qualquer que seja o motivo. Vivemos num pais onde a Constituição foi criada baseada no princípio que nos dá o direito de ser quem somos como somos.
O Principio da Igualdade ou da Isonomia que diz que todo ser humano é igual e tem os mesmos valores, direitos e deveres, diz que devemos tratar os desiguais de maneira desigual afim de igualá-los ao todo.
O princípio da isonomia está consagrado no art. 5º, caput, da Constituição Federal Princípio da Isonomia Fundamento: todos nascem e vivem com os mesmos direitos e obrigações perante o Estado.
Conceito:
consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Exceções constitucionais: a própria Constituição para garantir direitos fundamentais prevê algumas formas de tratamento diferenciado, mas essas garantias não ferem o princípio da isonomia,
Estamos falando aqui de Leis Federais regulamentadas na Constituição Brasileira, leis essas que nos garante direitos como cidadãs que somos. PRECISAMOS ENCONTRAR CORAGEM PARA PEDIR AOS PODERES PUBLICOS que ajude em nossa causa, não criando projetos de leis especificas para crimes contra o gordo, não é nada disso, o que devemos pedir é que os responsáveis das áreas policiais compra as leis de crimes contra o ser humana e ponto final.
O que eu quero com todo esse discurso vocês devem estar se perguntando. Minha resposta é algo muito simples, quero que todos nós nos juntemos para criar um manifesto e assim podermos enviar para as autoridades responsáveis por crimes virtuais.
Em miúdos o que eu quero é apoio por uma causa que não é só minha, uma causa que não dói só em mim, mas em todos que não atendem as medidas de massa corpórea do ICM.
Por tanto peço a quem acreditar nessa idéia que responda a esse chamado e se ultrapassarmos mais de 50 pessoas iremos criar nosso Diretório de Crimes virtuais contra pessoas Gordas. Caso vocês não compartilhem de um interesse entenderei e ficarei grata da mesma forma."
Contamos com o apoio de todas as pessoas !!!
Marcadores:
cotidiano gordo,
direitos,
Milly Costa,
Nana Pinho,
preconceito,
Renata Cotta
Eu não só apoio como tomei a liberdade de copiar a chamada antes da carta no Gordivinas.
ResponderExcluirA união sempre fez e vai continuar fazendo a força.
Um beijo
Realmente o preconceito é grande contra o gordo, o negro, a pessoa com deficiência, entre outros. A sociedade não está preparada para lidar com as diferenças, apesar de ser construída por pessoas diferentes.
ResponderExcluirEu fiz a bariática por saúde: diabetes, pressão alta ... e acabei emagrecendo 50 quilos. parei, na verdade estou engordando novamente e isso está me sufocando. Não por não querer ser gordinha, na verdade quero emagrecer só mais um pouquinho, mas continuar cheinha. NÃO ME VEJO MAGRA! Só que minha mente gorda - compulsiva por comida - tem me deixado triste. Não quero ser lindona, maravilhosa...isso eu já sou gordinha hehehe...quero é ter saúde para ver meus netos chegarem e crescerem.
Concordo com a carta e o respeito aos nossos direitos. Ninguém pode denegrir nossa imagem pq somos gordelicias hehe...somos gostosas e ponto final.
Já estou seguindo o blog e adooooooooooro tudo onde tem Nana metida hehehe
Beijos da Kekel
www.quemmoradentrodemim.blogspot.com
Pode ter certeza que essa luta ja vencemos porque a união faz a força e podem contar comigo pra o que der e vier !
ResponderExcluirpassei para conhecer seu blog e te convido para conhecer o meu!
ResponderExcluirestou te seguindo!tá rolando um sorteiooo!
bjos
nathy nathy
www.nathybook.blogspot.com