O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.
O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.
O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.
O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.
Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,
porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)
16 de ago. de 2011
Ignorancia traz o preconceito
Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas.
Dizem do gordo que é doente...do gay que é doente mas
autoritarismo social mostra uma "sociedade doente."
Ouvimos sempre:
“Todo cigano é ladrão.” "O judeu é perverso": v. Anti-semitismo. "Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos"; "Todo negro é adepto de feitiçaria". Outros preconceitos: a mulher no volante e o velho vagaroso são ridicularizados e acabam excluídos. Há patrões que defendem: "A todo operário falta a inteligência”. O pobre que "nada tem" (não contribui financeiramente, não compra, não paga imposto) e "nada sabe", é marginalizado na sociedade. Em seguida, os pobres são acusados de apatia, preguiça, ingenuidade e de fuga nas festas. Finalmente lembramos aqui os preconceitos moralistas contra o corpo nu, contra a dança, a umbigada. E o preconceito contra a magia.
Há uma espécie de preconceito espontâneo em relação a tudo que é diferente ou desconhecido. É preciso "des-preconceituar"
Sempre lembro de uma colocação da Milly que escreve pra ca,onde ela diz...todos nos temos nossos pre-conceitos basta que nos policiemos para não cometer o mesmo erro.
Você faz a sua parte ?!
Marcadores:
comportamento,
ignorancia,
mudança,
valores
SE CADA PESSOA OLHASSE O PROXIMO COM MAIS AMOR,RESPEITO EDUCAÇÃO O MUNDO SERIA MAS FELIZ E BONITO. SE CADA TIVESSE O COMPROMISSO DE FAZER SUA PARTE TUDO SERIA COLORIDO
ResponderExcluiramiga, coloquei o seu link do :Pelo Direito de Ser Diferente .
ResponderExcluirno meu blog. bjuss