O preconceito não tem peso físico que possa ser contabilizado em uma balança, mas pesa bem mais que o corpo de um gordo.

O preconceito não tem sexualidade nem preferência por gênero, mas é tão violento quanto um estupro.

O preconceito não tem cor visível, mas com toda certeza é bem mais escuro que a pele de um negro.

O preconceito não tem preço ele é distribuído de graça, o preconceito é vivo e se move com rapidez de um lince, espalha-se como um vírus, impregna o mundo e permanece anônimo mesmo quando esta mostrando a cara.

Dê voz a sua luta, seja contra o preconceito seja ele em que seguimento social esteja, o peso do preconceito pode ser grande,

porem o peso da sua força é bem maior.(Milly Costa)

Páginas

28 de fev. de 2013

Entre a Religião e o Preconceito - Texto Final


Quem não leu a primeira parte Clica Aqui
Fico intrigada como as pessoas tem o poder de ver e de colocar o demônio a frente de tudo, nunca vi um pessoal que chama mais pelo anjo caído que pelo próprio Deus. E isso não é uma observação minha, muitos colegas meus de religiões cristã acham exacerbada a colocação que algumas congregações fazem,  primeiro vamos colocar em mente que EXISTEM PESSOAS RUINS EM TODOS OS CANTOS DO MUNDO E EM TODAS AS RELIGIÕES. Isso não é uma exclusividade de nenhum culto. O ser humano em si tem uma tendência a ser perverso simples assim e isso não é culpa do demônio isso é culpa da índole de algumas pessoas, eu acredito sim na influencia das forças negativas, mas nem por isso atribuo a falta de amor ao próximo do ser humano ao anjo caído.

Infelizmente ainda existe um medo tão grande de se mostrar crédulo em outra fé que termina alimentando o preconceito religioso,  dizem que somos o segundo maior país católico do mundo, e ai me pergunto quantos vizinhos seus você vê indo a igreja aos domingos ou fazendo orações e jejum na páscoa? Agora me diga quantos desses mesmos vizinhos você vê com medo de espíritos, tomando banho de folha, e fazendo simpatia pro namorado voltar? Quantos deles freqüentam o centro espírita pra ouvir as preces, quantos deles entregam ikebanas e quantos deles entregam balinhas no dia de são Cosme e Damião?Pois é se você der uma olhada em volta, bem menos da metade dos seus vizinhos é realmente católico, mas na hora de dizer aos funcionários do senso e de preencher a ficha todo mundo diz que é cristão ou católico.

O medo de se declarar de outra religião e ser julgado satânico por isso é tão grande que faz com que as pessoas omitam a sua fé, e isso é tão triste quanto ver uma criança que não sabe sorrir, as pessoas não entendem e não sabem por serem mergulhadas na ignorância da falta de estudos que as religiões de matrizes africanas não forram condenadas pro serem diabólicas e sim por ser” coisa de negro” e como negro era tido como inferior nada que viesse do negro poderia ser tido como bom essa é a verdadeira origem do preconceito contra as religiões afro descendentes, ninguém nunca ouviu se falar em adoração ao demônio no candomblé, umbanda, kimbanda ou em nenhum outra.  Muito pelo contrário se as pessoas conhecessem a mitologia africana e conhecessem os rituais que mais tem haver com cuidados as forças da natureza saberiam da verdade.

Mas se ainda não pararam de perseguir os negros, porque parariam de desrespeitar a religião deles, o candomblé é uma das poucas religiões que te abraça da forma que você é, sem querer te mudar, te impor, o candomblé  aceita que você freqüente qualquer outro templo, sem te limitar a uma única visão, é um respeito gigantesco a pluralidade como poucas fé tem. Mas as pessoas preferem hostilizar os adeptos a tal ponto que forçam eles a registrar em suas fichas de emprego que são católicos, para serem aceitos, como pessoas “normais”...

Invejo os americanos em alguns poucos aspectos, mas no quesito ser aberto a tudo eles ganham de mil, um país que entende e aceita o poder mediúnico e que entende que é possível existir atividades espíritas no mundo a ponto de solicitar ajuda de médiuns em busca policial por corpos desaparecidos e para encontrar pistas de sequestro é para poucos, talvez isso mostre porque eles estão bem a nossa frente, mesmo com menos recursos naturais que nós. Em quanto no Brasil se você diz que é espírita, as pessoas dizem que você ta fazendo pacto com o demônio, ou que você é maluco e fala sozinho, ou que acredita em bobagens.  Sem nem sequer cogitar oferecer o beneficio da duvida, ou parar para aprender sobre o que é e porque existe o espiritismo.

De fato não culpo as religiões pelos atos idiotas que vejo acontecendo no mundo inteiro, eu culpo mesmo são os seres humanos que não tem noção para nenhum tipo de atividade coletiva, como falei em parágrafos anteriores, o homem tem a demência de sempre querer ser mais que o outro e isso é inato a sua alma é o pior defeito do ser humano. E é isso que faz com que existam guerras e todas as outras desavenças. As religiões tem bons princípios como base de suas atividades, cada um é que distorce e faz as merdas acontecerem.

E antes de mais nada é bom lembrar que existem pessoas que não acreditam em Deus, que não seguem nenhum tipo de religião e que são extremamente mal julgadas, por favor entendam que esse é um direito deles, ser ateu é ser gente, só uma pessoa que tem a escolha de não acreditar em nada é onde entra o livre arbítrio e você religioso tem que respeitar isso pôs se até o próprio Deus deu o direito a liberdade de pensamento aos humanos não seremos nós meros mortais que iremos desfazer do direito do próximo de acreditar ou não.

Porque não acho que todo candomblecista tem pacto com o demônio, porque eu estudo e não sou ignorante tenho conhecimento cultural e conheço a pratica de perto.
Porque sei que meceanicos não são seguidores de uma religião sem propósito, porque  mais uma vez procurei conhecer o propósito delas, frequentei os cultos pra entender os motivos de tudo, e perceber que uma religião que faz doações de flores, para alegrar o dia das pessoas e levar um pouco de paz, não pode ser chama de sem propósito. 
Porque eu entendo os ateus, por um único fato de respeitar o próximo assim como eu quero ser respeitada, não adianta querer impor fé a ninguém cada um tem o direito de acreditar no que quer assim como eu e você seguidor de qualquer uma religião acredita.  

Por fim gostaria de dizer a vocês que aprendi muita coisa, com muita gente quando o quesito é religião, e acho que todas as pessoas deveriam ser como as pessoas de mente aberta e respeito pelo próximo que esse sim são ensinamentos que qualquer religião prega. 

Deus é um só não importa o nome que o chamem ele é único para quem acredita nele e nada para quem não acredita só respeitem uns aos outros e teremos um mundo bem melhor.

Namestê, Amém, Axé.


Beijo no coração de todos.
Milly Costa 

25 de fev. de 2013

Indiretas...Novo jeito de não falar nada !





Não poderia deixar de trazer esse texto mega atual, super inteligente e de facil entendimento pra dividir com vocês!
Ele foi escrito pela Monik Ornellas, do Bitola Humana ...


Eu tenho uns conceitos que entendo serem  complexos pra galera entender, são coisas que invento pra mim, mas, que até agora tem dado certo, rsrs. Tipo, fidelidade não é algo que temos para o outro e sim para nós e a mesma coisa é a tal da sinceridade.
Todo mundo cobra sinceridade e tem probleminhas com mentiras, sei lá, fico muito cabreira com gente que se incomoda demais com isso e tem neurose de ser enganada. É que nem o malandro-safado que pega todas e se torna obsessivo-compulsivo-possessivo em ser traído, tremendo espelho! Como ele faz, acha que todo mundo é igual.
Detesto mentiras, mas a gente mente. Seja uma desculpinha esfarrapada aqui, um não quero me aborrecer ali ou um não vou magoar acolá, a gente mente. Sempre temos uma mentirinha branca na manga pra lançar mão e ninguém se faz de rogado pra isso, é praxe.
Mas a pior mentira é aquela que inventamos para nós mesmos, tipo, "sou super sincero", porra nenhuma! Não acredito que jogar indiretas seja o mesmo que ser sincero, já falei isso em algum post por aí. Entendo que jogar indiretas é:
- Quando não temos capacidade, nem coragem de mandar a real - diretamente - a quem tem questões pendentes conosco;
- Uma baita de uma dificuldade no ato de se comunicar, que vêm da pura ausência de clareza interna;
- Quando jogamos a responsa nos ombros do outros e queremos que eles tenham atitudes das tais não fazem a menor idéia que deveriam ter (e esse item volta ao segundo no quesito "dificuldade de comunicação");
- Uma auto-ilusão no sentido de ser "sincero";
- Outra auto-ilusão na construção de uma identidade que tem "atitude"... #porranenhuma
Existe uma linguagem não verbal que poucos dão valor, mas que em suma é o que dita a regra da vida. Se comunicar bem é uma arte, e quem manda indireta, definitivamente, não a domina.
Indireta é a arte direta do "vou mandar verde pra colher maduro". Péssima forma no cultivo de relações. Se a semente é incerta, dela pode crescer qualquer coisa, concorda?
Uma pessoa com clareza interna, que entende e respeita seus limites, dificuldades e que sabe o que quer, consegue se colocar de forma clara e DIRETA, a quem quer que seja sem ser rude, vil ou vingativa em suas palavras, mesmo que o que tenha a expor sejam as suas incertezas. Ela não pecisa se defender com verbos.

A sinceridade tem sido confundida com agressividade verbal.

Indiretas só chamam mais indiretas, pois não alimentam a necessidade interna-humana de ser entendido e atendido pelo outro. Já um papo direto, sim.
Uma indireta é como fazer uma cesta: para que ela acerte a pessoa que se deseja atingir, é necessário que a mesma esteja com sua carapuça aberta. E para infelicidade e indignação de quem manda, na maioria das vezes, ela não está, em contrapartida, existem milhares de pessoas que se sentem vitimadas pelo mundo e vivem encarapuçadas, de forma que agarram qualquer indireta como se fosse um presente de grego para a sua baixa auto-estima. Logo, indireta = desserviço para a humanidade.
E essa tem sido a dinâmica da vida em sociedade: indiretas, telefones sem fio, conversas de sudo e mudo, linguagem de sinais para cegos emocionais e tantos outros modos que só refletem a dificuldade interna de todos nós em ter um papo direto com quem realmente somos.
Abraços diretos!
Monik Ornellas


Eu mesmo (Nana) tenho tentado segurar mais a onda , porque ninguem é obrigado a entender "minha sinceridade" e eu mesma não posso fazer com que pessoas a engulam...Mesmo assim eu sou muito direta, até demais e se tenho que dizer realmente algo, falo dando nome aos bois...Mas lembrando sempre que todos pedem sinceridade, verdade, mas não estão preparadas pra ela ;)
Pra terminar uma musica que diz algo :

Eu presto atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada... ♪ Ié iè !

19 de fev. de 2013

Entre a Religião e o Preconceito Religioso


Essa matéria foi sugerida pela seguidora Deise Amaral, lá na nossa Fanpage...

Um povo que diz que não se discute religião e política, só da demonstração de como é incivilizado, é possível e necessário se discutir de tudo nessa vida, porque é quando debatemos que vivenciamos as respostas para nossas perguntas, é falando sobre um assunto que se entende mais sobre ele, e fugimos da ignorância, é só conhecendo sobre algo que se pode formular opiniões sobre, caso contrário só o que teremos serão idéias erronias  pré estabelecidas sem o conhecimento de causa,  popularmente chamadas de Preconceito.( Milly Costa)
Religião é algo  que foi feito para termos onde nos apoiar em horas difíceis, religião é o que nos guia para caminhos melhores, é para ajudar na interação social, para tornar o ser humano melhor é para unir o coletivo em nome da bondade, é para fazer com que as pessoas sejam mais acolhedoras, e compreendam o todo se unindo a ele. É meio de adorar o divino coletivamente.

Não entendo e nem quero entender o porquê de tanta segregação, o porquê de tanta necessidade do homem de tudo ter que ter um único melhor, um único mais digno e um único perfeito, a pluralidade é a única coisa no mundo que não pode ser mudada depois da morte é claro. Não da para querer impor que só existe uma única religião correta, forte e digna, se todas no final das contas rege um mesmo principio, que é o de fazer com que o homem tenha contato com o amor divino e assim se torne melhor como pessoa, porque as pessoas ainda não entenderam que a finalidade de se seguir uma religião é única:  SE TORNAR UMA PESSOA MELHOR PARA O MEIO EM QUE VIVE, JUNTO AO AMOR DE DEUS.

Não importa que tipo de culto, seita, religião ou filosofia você siga, DEUS É UM SÓ, em todo mito religioso, em toda historia de religião, em todas as raças e povos um único deus criador é existente, um ser único e poderoso que deu origem ao que conhecemos hoje, em todas as religiões e crenças do mundo, não existe uma se quer que não site esse criador onipotente, porem  em algumas religiões esse deus se apresenta como compartilhador, que deu a alguns de seus filhos o poder de subcriar outras coisas, cuidar delas e ser igualmente adorado pelos humanos, sem a necessidade de ser um deus egocêntrico como algumas religiões pregam.

Acredito mesmo que o problema das religiões é o homem não ter consciência de que é preciso entender, e aprender sobre algo, para que se possa ter uma noção de que no fundo tudo é igual, e assim controlar sua ganância, sua necessidade de sempre duelar entre o melhor e o pior, essa necessidade de vencer e assim chegar na frente. Fico procurando onde é que está escrito que Deus delimitou uma única religião moco correta. Se o próprio Jesus em suas palavras disse que não tinha uma igreja e nem um templo, eu não sei se as pessoas lembram que Jesus se negou a pregar em um templo e não aceitou o convite que lhe foi feitofeito, ele pregava sempre em lugares livres onde quem se sentisse atraído pudesse ir, e as suas palavras foram: A IGREJA DE MEU PAI NÃO TEM UM TETO, A IGREJA DE MEU PAI É O CORAÇÃO DO HOMEM, LEVANTE UMA PEDRA E ELE ESTARÁ LÁ, CORTE UM TRONCO E ELE ESTARÁ LÁ.

Essa é uma citação do próprio Jesus encontrada e não aceita pela igreja católica que se julga representante das palavras de Cristo, assim como os cristãs e os testemunhas de Jeová e tantos outras subdivisões que dizem  representantes da palavra de Jesus.  Só não sei a que cristo eles se referem, porque o cristo que viveu e caminhou na terra pregava nada mais nada menos que amor ao próximo, amor em condicional, um amor tão puro como o que você sente por você mesmo, tão certo disso encontramos na bíblia o ensinamento de Jesus que diz: AMAI AO PRÓXIMO COMO A  TI MESMO.  E onde fica esse amor quando alguém chega pra você e diz que você não é digno do amor de Deus e vai 
queimar no inferno porque você não é membro da mesma congregação que ele?

DEUS DEU O LIVRE ARBÍTRIO AO HOMEM.  Ate hoje não entendo como podem dizer que o livre arbítrio existe se ao mesmo tempo dizem que se você não escolhe seguir as palavras de Deus  (palavras de deus que nesse caso significa religião que eles querem)você será julgado?
E se nesse mesmo livro existe uma segunda citação que diz: NENHUMA FOLHA CAI DA ARVORE SEM O CONCENTIMENTO DE DEUS. Horas que isso é no mínimo contraditório, não é possível ter uma escolha se tem alguém que consente ou não consente que seus atos sejam feitos. E com essas citações eu não quero aqui desvalorizar o valor bíblico ao a palavra de Deus. O que eu quero na verdade é mostrar que existem ambigüidades na bíblia, pelo simples fato de que ela foi escrita por mãos humanas e não pelas mãos divinas.... CONTINUA


Vou parar por aqui e escrever uma continuação dessa matéria porque existem muitas coisas a serem ditas e assim o texto vai ficar extremamente longo. Então bjo meninas e meninos ate a próxima postagem com a continuação.

Bjo da Gorda Milly Costa

16 de fev. de 2013

Fotos que registram o preconceito.




Série fotográfica se propõe a registrar o preconceito no olhar das pessoas.Esse é o titulo da materia no site HYPENESS, por Valerie Scavone.
A fotógrafa Haley Mori Scafiero fez fotos de si mesma e registrou a reação do olhar das pessoas em relação à sua pessoa em situações cotidianas.
São olhares que muito de nós costumamos receber e dar também sem hipocrisia.
Com certeza você olhando as fotos se identificará de uma lado ou de outro. Olhares indignados, risos disfarçados, cutucões nos amigos, apontando não só a outra pessoa como o crescimento de UM PRECONCEITO DESCARADO E DOENTIO.

Vejam mais fotos :







Eu sempre fui consciente das pessoas fazendo caras e bocas, rindo e comentando a respeito do meu tamanho. E agora eu resolvi inverter o olhar e registrar a reação das pessoas enquanto eu executo minhas tarefas cotidianas em espaços públicos.
Confesso que também fiquei com muita vontade de fazer isso ! 




12 de fev. de 2013

Gorditos de corazón: onde todos são aceitos





Na cidade de Medellín, Colômbia, há uma organização que se dedica à prevenção do excesso de peso, obesidade e transtornos alimentares. Desde sua criação, em 2006, esta organização social ajudou mais de 6.500 pessoas a adotar estilos de vida saudáveis por meio de programas educativos, psicoterapêuticos e nutricionais. Seu nome é Fundação Alternativa e Saúde Gorditos de Corazón (Gordinhos de Coração).


A experiência pessoal de Salvador Palácio com o excesso de peso o motivou a fundar a instituição. Salvador sofria de obesidade mórbida. Pesava 157 quilos e seu IMC (Índice de Massa Corporal) era 54. Também padecia de diversas condições associadas à doença, como diabetes melito, enxaqueca, hipertensão arterial, síndrome metabólica, apneia obstrutiva do sono e ansiedade. Em 2006, submeteu-se a uma cirurgia de bypass gástrico.


A instituição também oferece apoio a membros com poucos recursos ou dificuldades de deslocamento por meio o programa Operação Resgate, em que um comitê de especialistas ajuda obesos a recuperar a qualidade de vida.


Nelly Valencia, de 47 anos e 180 quilos, é uma das beneficiarias do programa. Nelly descreveu sua situação desesperadora ao jornal El Tiempo. Uma noite, simplesmente não conseguiu mais se levantar e passou a depender totalmente dos outros. Ficou dois anos sem sair da cama até ser resgatada por Gorditos de Corazón.


Nelly foi transferida para o Centro de Sobrepeso, Obesidade e Transtornos Alimentares (Sota) da fundação, onde começará a reconstruir a qualidade de vida que perdeu devido à obesidade. Ela é uma das primeiras pacientes a chegar ao novo centro terapêutico de saúde e reabilitação, além de ser uma das 820 pessoas beneficiadas ao longo dos seis anos de funcionamento do programa.


Outra das estratégias de apoio é um tratamento psicoterapêutico nutricional que trabalha mente, corpo e emoções. Esta técnica integral ajuda os pacientes perder até 12 quilos em um mês e é composta por três elementos: assessoria terapêutica, psicológica e nutricional; sessões de tratamento de ansiedade e depressão; e um programa de dieta de 30 dias.


Gorditos de Corazón oferece atendimento integral e especializado a todos os seus membros. Para isso, ensina receitas saudáveis, organiza atividades físicas (caminhadas, exercícios aeróbicos e yôga) e conferências sobre estilos de vida saudáveis.


Com seu portfólio de serviços de educativos, as campanhas “Gorditón” e “Plan Padrino”, o programa de cirurgia de bypass gástrico para pacientes carentes e o novo centro de atendimento médico, Gorditos de Corazón é a melhor alternativa para pessoas com excesso de peso.

Leia na integra DISCOVERY

Com toda certeza estaríamos mais seguros e dispostos a cuidar da saúde se tivéssemos no Brasil algo assim, é bom se sentir cuidado e respeitado!É muito bom ter a certeza que não ficaremos desamparados caso algo aconteça, mas no fundo eu acredito ainda nos homens de boa vontade e sei que poderemos ainda ter direito real a saude.

#WTFF??!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©